quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO ABRIR, IMPORTAR, SALVAR E EXPORTAR ARQUIVO

Você pode dar prosseguimento ou concluir um trabalho anteriormente iniciado. Para isto, abra o arquivo clicando no ícone "Abrir" na Barra Padrão do CorelDRAW ou use o atalho pressionando Ctrl + O. Este comando abre a caixa de diálogo "Abrir desenho". Clique no nome do arquivo e em seguida clique em Abrir.




Caso necessite incluir algum arquivo no seu trabalho, você pode importa-lo para dentro do CorelDRAW, que permite importar vários tipos de arquivos como por exemplo, cliparts do CorelDRAW, textos, imagens, desenhos em CAD, arquivos PDF, entre outros.
Para importar um arquivo, clique no ícone "Importar" na barra Padrão do CorelDRAW ou pressione Ctrl + I. Na caixa de diálogo que se abre, vá até a pasta onde está armazenado o arquivo a ser importado e selecione-o. Clique em "Importar" ou pressione "Enter". O arquivo aparece, selecionado, em seu documento.




Após fazer as alterações no documento, você deverá salva-lo. Se você já concluiu o trabalho e quer fecha-lo, clique no ícone "Salvar" na barra Padrão do CorelDRAW ou pressione Ctrl + S. Entretanto, caso você pretenda salvar apenas uma parte do documento com outro nome ou quer salva-lo em outra pasta, selecione a parte que será salva, clique no menu Arquivo > Salvar como ou pressione Ctrl + Shift + S. Este comando abre a caixa de diálogo "Salvar desenho".
Escolha a pasta onde o documento será salvo, digite um nome para o arquivo e marque a caixa "Somente selecionados". Para finalizar, clique em "Salvar" ou pressione Enter.




EXPORTANDO UM DESENHO

Para exportar um desenho, selecione-o e clique no ícone "Exportar" na barra Padrão do CorelDRAW ou pressione Ctrl + E para abrir a caixa de diálogo Exportar
Vá até a pasta onde quer armazenar o arquivo e, em seguida, digite um nome na caixa de texto "Nome". Na lista suspensa "Tipo" escolha o tipo de arquivo que será utilizado, marque a caixa "Somente selecionados" e clique em "Exportar" ou pressione Enter.


domingo, 22 de fevereiro de 2015

COMO COLORIR OBJETOS PARTE 2

Além da possibilidade de aplicar preenchimento com cores sólidas aos objetos, você pode também aplicar um preenchimento gradiente. Para aplicar um preenchimento gradiente em um objeto, primeiramente selecione-o e em seguida clique no ícone "Ferramenta preenchimento interativo" na Caixa de Ferramentas ou utilize o atalho do teclado pressionando "G". Após este comando, a barra de propriedades da ferramenta preenchimento interativo será exibida.




Para alterar as cores de início e final do gradiente, basta que você clique na cor desejada na Paleta de cores, arraste e solte sobre o nó de início e nó final. 
Mova o controle deslisante para a esquerda ou direita para alterar os níveis de gradiente.
Você pode adicionar uma ou mais cores no preenchimento gradiente simplesmente clicando na paleta de cores, arrastando e soltando sobre a linha de controle de gradiente.




Clique e arraste no nó final para inclinar, aumentar ou diminuir o preenchimento gradiente.
Clique sobre a linha de controle de gradiente para move-la.




Além do preenchimento gradiente linear mostrado acima, CorelDRAW dispõe de mais três opções de preenchimento gradiente:
Preenchimento de fonte elíptica,
Preenchimento gradiente cônico e
Preenchimento de fonte retangular.
Veja a seguir alguns exemplos:



sábado, 21 de fevereiro de 2015

COMO COLORIR OBJETOS

Você pode colorir facilmente os objetos criados com CorelDRAW. Para aplicar um preenchimento com cor sólida, primeiramente selecione o objeto e em seguida clique com o botão esquerdo do mouse em uma cor exibida pela Paleta de Cores à direita da Área de Trabalho. É possível também preencher ou mudar a cor de preenchimento de um objeto sem selecioná-lo. Para conseguir isto, clique com o botão esquerdo do mouse em uma cor da paleta de cores e arraste até sobre o objeto.




Após preencher o objeto, você pode mudar a tonalidade do preenchimento para mais carregada ou mais suave. Para isto, basta clicar e segurar na cor correspondente da Paleta de Cores e uma pequena paleta é exibida com variações de tonalidade da cor selecionada. Escolha uma tonalidade clicando com o botão esquerdo do mouse.





Para remover o preenchimento, selecione o objeto e clique com o botão esquerdo do mouse no quadrado marcado com um X no topo da Paleta de Cores.
Todas as alterações aplicadas ao objeto mostradas acima podem ser também aplicadas ao seu contorno, bastando para isto apenas usar o botão direito do mouse. Assim, se você quiser mudar a cor do contorno, basta selecionar o objeto e clicar com o botão direito do mouse na nova cor na Paleta de Cores. Clicando com o botão direito no quadrado marcado com um X no topo da Paleta de Cores, você retira o contorno do objeto.

Assuntos relacionados:

1. Como colorir objetos parte 2

COMO DUPLICAR E AGRUPAR OBJETOS

CorelDRAW dispõe dois métodos fáceis de usar para duplicar objetos. Para utilizar o primeiro método, selecione o objeto a ser duplicado e em seguida pressione Ctrl + D. Este comando duplica o objeto posicionando a cópia ligeiramente deslocada à direita e acima do objeto original. Agora você pode move-la para outro lugar.
O segundo método é ainda mais simples e rápido. Selecione o objeto e pressione a tecla "+" do teclado numérico. Este comando cria uma cópia exatamente sobre o objeto original. Clique no novo objeto e mova-o.






COMO AGRUPAR OBJETOS NO CorelDRAW

Se você estiver trabalhando com vários objetos ao mesmo tempo, será interessante agrupa-los. Objetos agrupados se comportam como um só objeto, facilitando sua movimentação, redimensionamento e outras alterações.
Para agrupar objetos, abra uma janela de seleção para selecionar todos os objetos simultaneamente e em seguida clique no ícone "Agrupar" na barra de propriedades da ferramenta Seleção ou pressione Ctrl + G.
Para fazer a operação inversa, clique no ícone "Desagrupar" na barra de Propriedades da ferramenta Seleção ou pressione Ctrl + U.





Assuntos relacionados:

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

COMO MOVER, GIRAR E INCLINAR OBJETOS

Para mover um objeto, primeiramente selecione-o e em seguida posicione o ponteiro do mouse em qualquer ponto dentro do objeto e arraste para o lugar desejado.
Pressione e segure Ctrl enquanto arrasta. Este comando restringe o deslocamento apenas na posição horizontal ou vertical.





Para girar um objeto, dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse. Após este comando são exibidas nos quatro cantos do objeto as alças que permitem girá-lo. Clique em uma destas alças e arraste para girar o objeto.






Observe que quando você seleciona o objeto com um duplo clique, além das alças de giro aparecem também um círculo com um ponto marcando o centro do objeto. Este círculo pode ser movido para qualquer lugar, inclusive pode ser movido para fora do objeto. Clique no círculo e arraste-o para qualquer ponto fora do objeto. Clique agora na alça de giro e veja que o objeto gira ao redor do círculo em sua nova posição.






Para inclinar um objeto, selecione-o com um clique duplo para que sejam exibidas as alças de inclinação ao redor do objeto. Clique em uma das alças horizontais para inclinar o objeto para a esquerda ou direita e clique em uma das alças verticais para inclinar o objeto para cima ou para baixo.




Assuntos relacionados:

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

COMO SELECIONAR OBJETOS

Logo após ser criado, um objeto é selecionado automaticamente exibindo assim as oito alças de seleção ao redor do objeto. 
Para selecionar um objeto criado anteriormente, basta clicar sobre ele com o botão esquerdo do mouse . Para retirar a seleção, clique em qualquer lugar da área de trabalho fora do objeto. Alternativamente, você pode retirar a seleção de um objeto pressionando a tecla Esc.





Para selecionar vários objetos, clique no primeiro objeto com o botão esquerdo do mouse, pressione e segure Shift enquanto clica nos outros objetos a serem selecionados.
Você pode também abrir uma janela de seleção que abranja todos os objetos selecionando tudo simultaneamente.
Para abrir uma janela de seleção, clique com o botão esquerdo em um ponto próximo ao grupo de objetos a serem selecionados e arraste diagonalmente até o lado oposto. Uma janela de seleção será formada e tudo que estiver dentro dela será selecionado.





Assuntos relacionados:

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

COMO DESENHAR ELIPSES E CÍRCULOS

Para desenhar elipses clique no ícone "Ferramenta elipse" na Caixa de Ferramentas à esquerda ou pressione F7. Pressione o botão esquerdo do mouse no local onde será iniciado o desenho e arraste diagonalmente, soltando o botão em seguida.
Para desenhar círculos, mantenha pressionada Ctrl enquanto arrasta o mouse.
A Barra de propriedades da ferramenta elipse é exibida, permitindo executar várias alterações na elipse recém criada.




Além da opção Elipse/Círculo completos existem mais duas opções complementares: Torta e Arco. Para estas ferramentas também é possível desenhar tortas e arcos circulares pressionando Ctrl enquanto arrasta o mouse. Veja abaixo alguns exemplos:




Utilize a caixa "Ângulos iniciais e finais" para mover o ponto inicial e o ponto final da forma elíptica definindo os novos ângulos inicial e final. O ícone "Mudar direção" alterna a direção do arco ou torta entre sentido horário e anti-horário.


  

Assuntos relacionados:

1. Como desenhar retângulos e quadrados

sábado, 14 de fevereiro de 2015

COMO ARREDONDAR OS CANTOS DE UM RETÂNGULO

Selecione o retângulo cujos cantos serão arredondados.  Observe na Barra de Propriedades da ferramenta Retângulo os seguintes ícones:
Canto Redondo
Canto com vieira
Canto chanfrado
Caixa raio do canto
Editar cantos juntos (pequeno cadeado).








Clique no ícone Canto redondo e em seguida clique e segure na pequena seta apontando para cima na caixa Raio do canto. Este comando aumenta progressivamente o raio do canto que é atualizado em tempo real no retângulo. Se o ícone do pequeno cadeado estiver fechado, os quatro cantos do retângulo serão arredondados simultaneamente.







Ao invés de clicar na pequena seta na caixa Raio do canto, você pode digitar um valor menor que 100 em qualquer uma das caixas de Raio do canto e pressionar Enter em seguida. Se você digitar o valor 100, obterá este interessante resultado:






Você pode arredondar cada um dos quatro cantos individualmente. Para isto, selecione o retângulo e em seguida clique no ícone "Editar cantos juntos" para abrir o pequeno cadeado. Agora basta que você altere os valores de cada uma das quatro caixas do Raio do canto para as dimensões desejadas, pressionando Enter em seguida.






Os procedimentos mostrados acima podem ser usados nas outras duas formas de alteração dos cantos: Canto com vieira e Canto chanfrado. Veja abaixo o resultado da aplicação destas alterações.




quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

COMO DESENHAR RETÂNGULOS E QUADRADOS

CorelDRAW dispõe de uma poderosa ferramenta para desenhar retângulos e quadrados precisos rapidamente.
1. Escolha a Ferramenta Retângulo na caixa de Ferramentas à esquerda ou utilize o atalho do teclado pressionando F6.
2. Observe que o ponteiro do mouse mudará para um retículo com um pequeno retângulo anexado a ele.  Pressione o botão esquerdo do mouse e arraste diagonalmente. À medida que você arrasta, o retângulo é formado e assim que você soltar o botão, o retângulo será selecionado mostrando os quatro nós nos quatro cantos alem das oito alças de seleção ao redor do retângulo.






Para desenhar um quadrado perfeito, proceda como mostrado acima mas mantendo pressionada a tecla Ctrl enquanto arrasta o mouse.







Quando você habilita a Ferramenta Retângulo, sua Barra de Propriedades é exibida logo abaixo da Barra Padrão e através desta barra é possível fazer várias alterações no retângulo recém criado. Você pode, por exemplo, alterar as dimensões do retângulo e para conseguir isto, vá até a caixa "Tamanho do objeto" e selecione o campo horizontal digitando o novo valor. Se desejar também alterar o tamanho vertical, pressione TAB e entre com o novo valor vertical pressionando Enter em seguida.











Caso não haja necessidade de um redimensionamento preciso, você pode redimensionar manipulando as alças de seleção. Clique na alça da direita ou da esquerda para redimensionar a largura do retângulo e clique na alça superior ou na alça inferior para redimensionar a sua altura.
Para redimensionar proporcionalmente, clique na alça em um dos cantos e arraste para o centro ou para fora.









Para redimensionar simetricamente os dois lados do retângulo, clique em uma das alças e arraste enquanto pressiona e segura a tecla Shift.
Você pode redimensionar simetricamente um retângulo a partir do centro. Para isto, basta clicar em uma alça em um dos cantos e arrastar enquanto pressiona Shift.








Uma ferramenta interessante e muito útil para desenhar retângulos inclinados é a Ferramenta Retângulo de 3 pontos. 
Esta ferramenta permite escolher o ângulo de inclinação do retângulo antes da sua criação. Para habilitar esta ferramenta, clique no pequeno triângulo preto no canto inferior do ícone Retângulo na Caixa de Ferramentas. Este comando mostra a ferramenta Retângulo de 3 pontos.
Selecione a ferramenta, clique e segure o botão esquerdo do mouse e arraste. Uma linha reta é formada desde o local do clique. Mova-a para a inclinação desejada, solte o botão do mouse e arraste para definir a altura do retângulo. Clique e o retângulo será formado.











Assuntos relacionados: