terça-feira, 12 de maio de 2015

COMO TRABALHAR COM TEXTO DE PARÁGRAFO

O modo Texto de parágrafo que o CorelDRAW disponibiliza, permite trabalhar com uma grande quantidade de texto, sendo possível aplicar várias alterações na formatação, como por exemplo, mudar a distância entre linhas, palavras e caracteres, sublinhar palavras, mudar a cor do texto, aplicar itálico, negrito, alterar a tabulação, aplicar capitulares, dividir o texto em colunas, habilitar hifenização automática, entre outros recursos.
É possível ainda importar um texto feito em outro aplicativo, como por exemplo o Word do Microsoft Office e formatá-lo com o CorelDRAW.
O texto de parágrafo é inserido dentro de uma moldura e diferentemente do texto artístico, os caracteres não podem ser redimensionados diretamente; somente a moldura pode ser redimensionada.

Para inserir texto de parágrafo em seu documento, siga estes passos:
1. Selecione a ferramenta Texto clicando no seu ícone na Caixa de Ferramentas ou pressione F8.
2. Clique e arraste diagonalmente com o botão esquerdo do mouse desde um ponto à esquerda e acima da página. Este comando cria uma moldura de texto com o cursor pronto para receber o texto. Digite o texto. Por padrão, o CorelDRAW inicia um texto de parágrafo usando a fonte Arial com tamanho de 12 pontos e na cor preta. Todos estes parâmetros e vários outros podem ser alterados na Barra de Propriedades da ferramenta Texto.





Após digitar o texto, vamos fazer algumas alterações na formatação.
Para aplicar justificação total no texto, selecione-o e clique no ícone "Alinhamento horizontal" e escolha "Justificação total" no submenu que é exibido.

Para aplicar hifenização automática, selecione o texto, vá até a Barra de menus e clique em Texto > Usar hifenização.

Para alterar a distância entre as linhas, selecione o texto e pressione F10 para selecionar a ferramenta Forma. Clique na seta à esquerda na parte inferior da moldura e arraste para baixo para aumentar a distância entre as linhas, e arraste para cima para reduzir esta distância.

Para mudar para negrito apenas determinadas palavras do texto, pressione F8 e em seguida clique no início da palavra e arraste para selecioná-la. Vá até a Barra de Propriedades da ferramenta Texto e clique no ícone "Negrito". 
Observe que uma vez que a palavra a ser alterada foi selecionada, você pode aplicar várias alterações além de mudar para negrito, como por exemplo, mudar para itálico, aplicar sublinhado, mudar o tamanho, cor e tipo de fonte, etc.

Para alterar a largura e altura da moldura, clique em qualquer uma das alças laterais ou horizontais. Para redimensionar proporcionalmente, pressione e segure Alt enquanto arrasta uma alça de um dos cantos. Note que o texto se adapta à nova dimensão sem perder a justificação total e a hifenização.

Para dividir o texto em colunas, selecione-o e vá até a Barra de menus e clique em Texto > Colunas. Este comando abre a Caixa de diálogo "Configurações de coluna"
Na caixa "Número de colunas" digite 2. Marque as caixas: Largura igual de colunas, Visualizar e Manter a largura atual do quadro e em seguida clique em OK.
Veja abaixo todas as alterações feitas no texto de parágrafo:




sábado, 25 de abril de 2015

COMO AJUSTAR UM TEXTO A UM CAMINHO FECHADO

Com CorelDRAW você pode ajustar um texto em um caminho fechado como um círculo, elipse, retângulo, triângulo ou uma figura de forma irregular.
Veja como desenhar um logo simples aplicando este recurso do CorelDRAW:




1. Desenhe um círculo e duplique-o pressionando "+" no teclado numérico. Pressione e segure Shift enquanto arrasta diagonalmente uma das alças dos cantos. Este comando aumentará o tamanho do círculo duplicado. Este segundo círculo será o caminho onde o texto será ajustado. Ainda com o segundo círculo selecionado, pressione novamente "+" para fazer mais uma cópia do círculo e em seguida amplie-o de modo a obter uma composição semelhante a mostrada abaixo:




2. Selecione a ferramenta Texto pressionando F8 e mova o mouse até sobre o caminho onde você quer ajustar o texto. Você saberá que está no lugar certo quando o pequeno "A" do cursor mudar para uma linha curva. Clique com o botão esquerdo do mouse e digite o texto. Observe que logo após o texto ser digitado, aparece um pequeno losango vermelho à esquerda e abaixo do primeiro caractere. Clique sobre ele e mova o texto para centraliza-lo.




3. Selecione a ferramenta Texto e digite as palavras na parte inferior do círculo. Provavelmente o texto aparecerá invertido. Se for este o caso, você pode corrigir o texto usando a Barra de Propriedades da ferramenta Ajustar texto ao caminho. Clique no ícone "Espelhe o texto horizontalmente" e em seguida clique no ícone "Espelhe o texto verticalmente". Clique e arraste para baixo o pequeno losango vermelho para colocar o texto sob o caminho.




4. Após posicionar as palavras nos lugares certos, você pode remover o caminho. Para conseguir isto, selecione o objeto composto pelo texto e pelo caminho e pressione Ctrl + K. Este comando separa o texto do caminho. Agora basta que você selecione o caminho e apague-o.
5. A próxima etapa será mudar a cor e a largura dos dois círculos. Selecione o primeiro círculo, pressione e segure Shift e selecione o segundo círculo. Clique com o botão direito do mouse sobre a cor vermelha na paleta de cores à direita. 
Ainda com os dois círculos selecionados, pressione F12 e a caixa de diálogo "Caneta de contorno" será exibida. No campo "Largura" digite 1,0 mm e clique em OK.




6. Para adicionar um desenho simples no centro do logotipo, pressione Ctrl + F11 para abrir a caixa de diálogo "Inserir caractere". Na lista que aparece, escolha "Transportation" e selecione o desenho do carro e arraste para o centro do desenho. Redimensione-o e mude sua cor de preenchimento.
Para adicionar estrelas ao logotipo, clique e segure no ícone "Polígono" na Caixa de Ferramentas e escolha "Estrela". Na barra de Propriedades que aparece, escolha 5 pontas. Clique no lugar que você quer inserir a estrela e em seguida faça as alterações necessárias no tamanho e na cor de preenchimento. Duplique a estrela e posicione-a no outro lado do logotipo. O trabalho está concluído.



domingo, 19 de abril de 2015

COMO AJUSTAR TEXTO A UM CAMINHO ABERTO

Você pode ajustar um texto artístico ou de parágrafo a um caminho aberto (uma linha curva) ou a um caminho fechado (um círculo ou outra figura geométrica fechada). O texto de parágrafo só pode ser ajustado a um caminho aberto. Após digitar o texto ajustado ao caminho, é possível editá-lo totalmente. Assim, você pode mover o texto ao longo do caminho, pode inverter o texto horizontal ou verticalmente, pode afastar ou aproximar as palavras ou os caracteres, pode mudar tamanho, cor e tipo de fonte e qualquer alteração que pode ser feita em um texto artístico.

Para ajustar um texto artístico a um caminho aberto, siga estes passos:
1. Após desenhar ou importar um caminho aberto, selecione a ferramenta Texto pressionando F8.
2. Clique em um ponto do caminho onde você quer iniciar o texto. Uma linha vertical aparecerá  onde você clicou. Isso é chamado de marcador de inserção. Comece a digitar o texto. Observe que ele se ajusta automaticamente ao caminho à medida que é digitado.





Logo após o texto ser digitado, aparece um pequeno losango vermelho à esquerda e embaixo do primeiro caractere do texto. Clique e arraste neste losango para mover o texto para cima ou para baixo e para a direita ou esquerda.
O procedimento para alterar a distância entre palavras e entre caracteres em um texto ajustado a um caminho é o mesmo que é aplicado para alterar um texto artístico, ou seja, selecione a Ferramenta Forma pressionando F10 e arraste a seta que aparece  à direita.




Você pode fazer alterações precisas se usar a Barra de propriedades da ferramenta "Ajustar texto a um caminho" que é exibida assim que o texto é ajustado. Veja a seguir um descrição dos seus elementos:




1. Orientação do texto - Escolha aqui como o texto se curva para seguir o caminho. Experimente algumas das várias opções disponíveis.
2. Distância do caminho - Aqui você pode digitar a distância em milímetros entre o texto e o caminho. Se você usar o pequeno losango vermelho para alterar essa distância, os novos valores serão mostrados aqui.
3. Deslocamento - Mova o texto para mais próximo do fim ou do início de um caminho, especificando valores positivos ou negativos. Se você usar o pequeno losango vermelho para mover o texto para a esquerda ou para a direita do caminho, os novos valores serão mostrados aqui.
4. Espelhe o texto horizontalmente - Vire o texto da esquerda para a direita.
5. Espelhe o texto verticalmente - Vire o texto da parte superior para a parte inferior.
6. Alinhamento das gradações - Especifique aqui os incrementos de espaçamento para alinhar o texto ao caminho.

Depois de ajustar o texto ao caminho e obter o resultado esperado, você pode eliminar o caminho. Para conseguir isso, pressione Ctrl + K para separar o caminho do texto, selecione-o e apague-o. 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

COMO FAZER ALTERAÇÕES NOS ELEMENTOS QUE COMPÕE O TEXTO - PARTE 2

Uma outra maneira de modificar os caracteres individualmente é utilizando o comando "Separar texto artístico". Quando este comando é aplicado em um texto composto por várias linhas, estas são separadas, podendo agora ser manipuladas individualmente. Aplicando o mesmo comando em uma linha selecionada, as palavras são separadas e finalmente quando o comando é aplicado em uma palavra selecionada, os seus caracteres são separados.
Para separar texto artístico, selecione o texto e em seguida vá até a Barra de Menus > Objeto > Separar texto artístico ou use o atalho Ctrl + K.





Agora você tem quatro linhas separadas e pode alterar cada uma delas individualmente e se selecionar uma linha e aplicar o comando Ctrl + K, você consegue separar as palavras e na sequência, terá os caracteres separados.


Assuntos relacionados:

domingo, 5 de abril de 2015

COMO FAZER ALTERAÇÕES NOS ELEMENTOS QUE COMPÕE O TEXTO

Até o momento, vimos como alterar várias características do objeto de texto como um todo. Entretanto, CorelDRAW possibilita a alteração dos elementos que compõe o texto individualmente. Assim, é possível, por exemplo, mudar o espaçamento entre as linhas do texto, mudar o espaçamento entre as palavras e até o espaçamento entre os caracteres em conjunto ou individualmente.
Pode-se igualmente mudar o tamanho, a cor ou a fonte de uma linha, uma palavra ou um caractere.

Para alterar a distância entre linhas de um texto, siga estes passos:
1. Digite um texto com mais de uma linha.
2. Após digitar, pressione Ctrl + Barra de espaço para sair da ferramenta texto e selecionar o texto digitado.
3. Clique no ícone "Ferramenta forma" na Caixa de Ferramentas ou pressione F10. Este comando fará aparecerem duas setas no texto; uma na parte inferior do texto à esquerda apontando para baixo e outra à direita do texto apontando para a direita. Clique na seta para baixo e arraste para cima para aproximar as linhas e arraste para baixo para afastá-las.




Para alterar o espaço entre palavras:
Após digitar o texto com mais de uma palavra, selecione a ferramenta Forma pressionando F10 e pressione e segure Shift enquanto clica e arrasta a seta à direita para a esquerda para reduzir o espaço entre as palavras, ou arraste para a direita para aumentar este espaço. 




Para alterar a distância entre todos os caracteres:
Selecione o texto com a ferramenta Forma e em seguida clique na seta à direita e arraste para a esquerda ou direita.
Para fazer alterações em um caractere individualmente:
Selecione todo o texto com a ferramenta Forma. Observe que aparece um pequeno quadrado branco na parte inferior à esquerda de cada um dos caracteres. Clique com o botão esquerdo do mouse no quadrado à esquerda do caractere que você quer mudar. O quadrado muda para a cor preta indicando que o caractere está selecionado. Arraste o quadrado para uma nova posição e o caractere será também movido. Se você pretende alterar mais de um caractere simultaneamente, basta pressionar e segurar Shift enquanto seleciona todos os caracteres que serão alterados.
Esta seleção individual do caractere permite mais algumas alterações além da movimentação. Você pode mudar o tamanho, a cor e o tipo de fonte do caractere ou caracteres como é mostrado abaixo.




Assuntos relacionados:

sexta-feira, 27 de março de 2015

COMO TRABALHAR COM TEXTO - NOÇÕES BÁSICAS

O texto está disponível de duas formas no CorelDRAW - Texto artístico e Texto de parágrafo. 
O texto artístico é utilizado para compor linhas de texto simples, como títulos, ou para um texto ao qual você pretenda adicionar um efeito especial, como ajustar texto a um caminho ou aplicar um preenchimento gradiente.
O texto de parágrafo é utilizado para projetos que requeiram grande quantidade de texto, como apostilas, jornais, revistas, livros, etc. Qualquer texto criado no CorelDRAW, seja ele artístico ou de parágrafo, constitui um objeto de texto.

Para adicionar texto artístico ao seu documento, siga estes passos:
1. Selecione a Ferramenta Texto clicando no ícone "Ferramenta Texto" na Caixa de Ferramentas ou pressione F8. Este comando fará o ponteiro do mouse mudar para um retículo com um pequeno "A" anexado a ele.
2. Clique no local onde você quer iniciar o texto artístico. Uma linha vertical aparecerá onde você clicou. Essa linha é chamada de marcador de inserção.
3. Digite o texto. Quando você terminar de digitar, selecione a Ferramenta Seleção na Caixa de Ferramentas ou pressione Ctrl + Barra de espaço. Oito alças pretas aparecerão em volta do objeto de texto, mostrando que ele está selecionado.




Por padrão, CorelDRAW adiciona ao seu documento um texto formado por fonte Arial com preenchimento na cor preta e com tamanho de 24 pontos. Todos estes parâmetros podem ser facilmente alterados logo após você ter digitado o texto.

Para alterar o tamanho do texto:
Clique e segure o botão esquerdo do mouse em uma das alças nos cantos e arraste para fora para aumentar e para dentro para reduzir.
Clique e segure o botão esquerdo do mouse em uma alça lateral para alterar a largura do texto ou clique na alça superior ou inferior para alterar a altura do texto.

Para mudar a cor do texto:
Com o texto selecionado, escolha uma cor na paleta de cores e clique nela com o botão esquerdo do mouse. Para mudar a cor do contorno, clique com o botão direito.




Para mudar a fonte:
Selecione o texto. Isto exibirá a Barra de Propriedades da ferramenta Texto. Clique à direita no ícone "Lista de fontes" e todas as fontes instaladas em sua máquina serão exibidas. Clique em uma das fontes e a alteração será feita.

sábado, 21 de março de 2015

COMO VETORIZAR RAPIDAMENTE COM APENAS UM CLIQUE

CorelDRAW dispõe de um recurso que permite a vetorização de imagens simples, sem muitos detalhes, apenas com um clique.
Qualquer imagem de bitmap que não seja muito complexa, como por exemplo, o logotipo da Nike, pode ser vetorizada rapidamente.

Para experimentar este recurso, siga estes passos:
1. Importe a imagem de bitmap para dentro do CorelDRAW.
2. Selecione-a e em seguida clique esta sequência:
Bitmaps > Rastreio rápido.
Pronto - sua imagem de bitmap foi transformada em vetor.




Aplique um zoom na imagem vetorizada para verificar se está tudo certo. Caso haja alguma linha curva onde devia estar reta, corrija isto com a ferramenta Forma.
1. Desagrupe o desenho pressionando Ctrl + U.
2. Selecione a ferramenta Forma pressionando F10.
3. Clique no nó à frente da linha curva que você quer deixar reta.
4. Clique no ícone "Converter em linha" na barra de propriedades da ferramenta Forma.

terça-feira, 17 de março de 2015

COMO VETORIZAR O BART SIMPSON - PARTE 2

Dando continuidade à vetorização do Bart Simpson, clique e segure sobre o ícone "Mão livre" na Caixa de Ferramentas. Este comando abre um submenu com mais ferramentas. Selecione Bézier. 
Vá até a parte inferior da imagem e clique para criar linhas retas seguindo aproximadamente o contorno do desenho. Termine o contorno sobre o nó inicial. Isto criará um objeto fechado.




Assim que o objeto é concluído, ele é selecionado automaticamente. Clique no ícone "Ferramenta Forma" na caixa de ferramentas ou pressione F10. Através deste comando, o ponteiro do mouse muda para uma grande seta negra.
Com a ferramenta Forma clique no nó à frente da reta que você quer encurvar e em seguida clique no ícone "Converter em curva" na barra de propriedades da ferramenta Forma. Aparecem os pontos de controle que podem ser movidos até que a linha coincida com o contorno da imagem bitmap. Selecione o nó seguinte e repita os passos mostrados acima.


Repita esta ação com todos os nós do objeto arredondando as linhas retas e obtenha um resultado semelhante ao mostrado abaixo:




Repita o mesmo procedimento nos detalhes da imagem de bitmap como olhos, nariz, boca, orelha, etc. Primeiramente desenhe as linhas todas retas...




Em seguida encurve-as para que acompanhem o contorno da imagem de bitmap.




Agora já não precisamos mais da imagem de bitmap. Você pode deleta-la ou move-la para o lado. Para conseguir isto, primeiramente desbloqueie o objeto seguindo esta sequência:
Na Barra de Menus clique em Objeto > Bloquear > Desbloquear todos os objetos.




Mudando a cor do contorno de vermelho para preto e colorindo o desenho.
Para mudar a cor do contorno siga estes passos:
Clique e arraste diagonalmente sobre o desenho de modo a selecionar todas as partes; em seguida clique com o botão direito do mouse sobre a cor preta na Paleta de cores à direita. Este comando muda a cor do contorno de vermelho para preto.
Para colorir o desenho siga estes passos:
1. Sem nenhum objeto selecionado, clique no ícone "Ferramenta Preenchimento Inteligente" na Caixa de Ferramentas.
2. A Barra de Propriedades da ferramenta de Preenchimento Inteligente é exibida. Clique na pequena seta ao lado do ícone "Cor de preenchimento" e escolha a cor amarelo escuro.
Clique na cabeça do Bart. Observe que a cor amarela está cobrindo partes do contorno. Para corrigir isto, pressione Shift + Page Down. Este comando passa o preenchimento amarelo para baixo do contorno. 
Repita o mesmo procedimento para colorir a camisa de vermelho e os olhos de branco. O trabalho está concluído.




Assuntos relacionados:

sexta-feira, 13 de março de 2015

COMO VETORIZAR O BART SIMPSON

Com o objetivo de aprimorar o uso das ferramentas de vetorização mostradas anteriormente, vamos vetorizar uma imagem de bitmap transformando-a em um vetor, podendo desta forma, usufruir das vantagens de se trabalhar com vetores, como por exemplo, ampliar ou reduzir indefinidamente sem perder a qualidade.
CorelDRAW é, originariamente, um programa de desenho de base vetorial que fornece todas as ferramentas que você precisa para criar imagens de qualidade profissional. Com isso em mente, é interessante transformar uma imagem bitmap em um vetor tornando possível assim aplicar sobre este vetor vários recursos e efeitos.

Para vetorizar uma imagem de bitmap, siga estes passos:

1. Importe uma imagem de bitmap para dentro do CorelDRAW. Para conseguir isto, clique no ícone "Importar" na Barra de ferramentas Padrão ou pressione Ctrl + I. Este comando abre a caixa de diálogo "Importar".
2. Vá até a pasta onde está armazenado o arquivo que você quer importar e selecione-o. Clique no botão "Importar". O arquivo aparece, selecionado, em seu documento.




3. Agora vamos bloquear o arquivo. Um arquivo estando bloqueado, não pode ser selecionado proposital ou acidentalmente. Isto é importante para agilizar o uso da ferramenta Bésier. Para bloquear um arquivo, primeiramente selecione-o e em seguida vá até a Barra de menus e clique esta sequência:
Objeto > Bloquear > Bloquear objeto    As alças de seleção são mudadas para pequenos cadeados fechados indicando que a imagem está bloqueada.




4. O próximo passo será configurar a ferramenta Bézier alterando a cor e a largura do contorno. Sem nenhum objeto selecionado, pressione F12 para abrir a caixa de diálogo "Alterar padrões de documento" Marque a caixa de seleção "Gráfico" e em seguida clique em OK. Este comando abre a caixa de diálogo "Caneta de contorno". Faça nesta caixa de diálogo as seguintes alterações:

Na caixa "Cor" escolha a cor vermelha.
Na caixa "Largura" escolha 1,00 mm.
Marque a caixa "Escala com objeto"
As demais caixas deixe como estão.
Clique em OK.




Agora a ferramenta Bézier está corretamente configurada para fazer a vetorização da imagem de bitmap, a qual será feita na segunda parte deste tutorial.


Assuntos relacionados:

segunda-feira, 9 de março de 2015

COMO ALTERAR OS NÓS DE UMA LINHA - PARTE 2

A Barra de Propriedades da Ferramenta Mão Livre tem mais alguns ícones que permitem aplicar mais alterações em uma linha. Veja a seguir uma breve descrição de cada um dos ícones que compõe a Barra de Propriedades da Ferramenta Mão Livre.





1. Modo de seleção - Alterne entre uma marca de seleção à mão livre e retangular.
2. Adicionar nós - Aumente o número de segmentos de linha editáveis no objeto de curva         editando nós.
3. Excluir nós - Reformate o objeto de curva excluindo nós.
4. Unir dois nós - Una o nó inicial com o nó final de um caminho aberto para criar um objeto ou caminho fechado.
5. Separar curva - Separe um caminho no objeto de curva aberto ou fechado.
6. Converter em linha - Converta o segmento de curva em uma linha reta.
7. Converter em curva - Converta um segmento de linha em uma curva cujo formato pode ser mudado pela manipulação das alças de controle.
8. Nó cúspide - Crie um ângulo agudo na curva convertendo o nó em um nó cúspide.
9. Suavizar nó - Suavize o arredondamento da curva convertendo o nó em um nó suave.
10. Nó simétrico - Aplique o mesmo formato de curva a ambos os lados do nó.
11. Inverter direção - Inverta as posições do nó inicial e do nó final.
12. Extrair subcaminho - Extraia o subcaminho selecionado do objeto para criar dois objetos separados.




13. Estender curva para fechar - Feche a curva unindo o nó inicial ao nó final com uma linha reta.
14. Curva fechada - Una ou separe os nós iniciais da curva.
15. Alongar ou escalar nós - Alongue ou escale segmentos de um objeto de curva.
16. Girar ou inclinar nós - Gire ou incline segmentos de um objeto de curva.
17. Alinhar nós - Alinhe os nós horizontalmente, verticalmente ou pelas alças de controle.
18. Refletir nós horizontalmente - Edite nós correspondentes em objetos que tenham sido espelhados horizontalmente.
19. Refletir nós verticalmente - Edite nós correspondentes em objetos que tenham sido espelhados verticalmente.
20. Modo elástico - Formate uma curva como se estivesse esticando um elástico.
21. Selecionar todos os nós - Selecione todos os nós do objeto.
22. Reduzir nós - Aumente a suavidade de uma curva excluindo automaticamente nós dentro da seleção.
23. Suavidade da curva - Ajuste a suavidade de uma curva mudando o número de nós.
24. Caixa delimitadora - Mostre/oculte a caixa delimitadora ao usar ferramentas de curva.
25. Personalizar rapidamente - Adicione itens utilizados com frequência ou remova itens não utilizados. 


Assuntos relacionados:

domingo, 8 de março de 2015

COMO ALTERAR OS NÓS DE UMA LINHA

A Barra de Propriedades da Ferramenta Mão Livre exibe vários ícones que permitem a você fazer modificações nos nós que compõe a linha. Os  principais ícones são:
Converter em linha
Converter em curva
Nó cúspide
Suavizar nó
Nó simétrico

Veja abaixo a localização destes ícones na Barra de Propriedades da ferramenta Mão Livre:





Para converter em linha reta uma parte da curva:
1. Desenhe a linha curva com a ferramenta Mão Livre.
2. Clique no ícone "Ferramenta Forma" na Caixa de Ferramentas ou pressione F10. Este comando mostra todos os nós existentes na curva na forma de pequenos quadrados azuis. Exibe também a Barra de Propriedades da Ferramenta Mão Livre. 
3. Clique no próximo nó à direita da parte da curva que você quer converter em linha.
4. Clique no ícone "Converter em linha" na Barra de Propriedades da Ferramenta Mão Livre. 

Para converter em curva uma parte reta:
1. Repita os passos 1 e 2 mostrados acima.
2. Clique no próximo nó à direita da parte da linha que você quer converter em curva.
3. Clique no ícone "Converter em curva" na Barra de Propriedades da Ferramenta Mão Livre. Com este comando são exibidos os pontos de controle nos dois nós da linha. Você pode mover cada um destes controles individualmente para ajustar a curva na forma desejada. 

Para converter um nó suave em nó cúspide:
1. Com a ferramenta Forma selecionada, clique no próximo nó à direita da parte da curva que você quer converter em cúspide e em seguida clique no ícone "Nó cúspide" na Barra de Propriedades.

O ícone Suavizar Nó suaviza um nó cúspide e o ícone Nó simétrico aplica simetria entre os dois pontos de controle.


Assuntos relacionados:
1. Como alterar os nós de uma linha - parte 2  

quinta-feira, 5 de março de 2015

COMO USAR A FERRAMENTA BÉZIER

A Ferramenta Bézier permite a você desenhar curvas precisas e suaves, nó a nó. À medida que cada nó é criado, você pode controlar a curvatura da linha manipulando os pontos de controle do nó. Optando por usar estes controles da curvatura da linha, você consegue facilmente contornar uma imagem em JPG. Este é o primeiro passo para a vetorização de uma imagem.

Para desenhar uma linha reta com a Ferramenta Bézier:
1. Selecione a Ferramenta Bézier clicando e segurando o botão esquerdo do mouse no ícone "Ferramenta Mão Livre" na Caixa de Ferramentas. Este comando abrirá um submenu onde serão exibidas mais ferramentas. Clique na Ferramenta Bézier. O ponteiro do mouse muda para um retículo com uma pequena curva anexado a ele.

2. Clique no local onde você deseja inserir o primeiro nó e em seguida clique onde você quer colocar o segundo nó. Um segmento de linha reta aparecerá entre os dois nós. 

Pressione uma vez a barra de espaço para parar de desenhar com a Ferramenta Bézier ou pressione duas vezes a barra de espaço para finalizar um desenho e iniciar outro. 


 

Para criar uma curva com a Ferramenta Bézier:
1. Selecione a Ferramenta Bézier conforme explicado acima. Posicione a Ferramenta Bézier onde você quer iniciar a curva, pressione o botão esquerdo do mouse e arraste-o Isto fará aparecer um nó com dois pontos de controle que se estendem em direções opostas à medida que você arrasta o mouse.

2. Solte o botão do mouse quando os pontos de controle se encontrarem a uma distância desejada do nó. Mova o ponteiro do mouse até o local em que você quer posicionar o próximo nó. Pressione e arraste para criar outro nó com dois pontos de controle. Um segmento de linha curva surgirá entre os dois nós. 
Se você quiser acrescentar mais um nó para continuar a curva, repita este passo. Se quiser parar de acrescentar nós nessa curva, pressione a barra de espaço duas vezes.




Para criar um nó com apenas um ponto de controle, clique para criar o nó e, em seguida, posicione o botão esquerdo do mouse e arraste.
Para criar um nó sem nenhum ponto de controle, basta clicar sem arrastar.

quarta-feira, 4 de março de 2015

COMO USAR A FERRAMENTA MÃO LIVRE

Com a ferramenta Mão Livre você consegue desenhar como se estivesse usando um lápis sobre uma folha de papel. À medida que você a arrasta, ela cria curvas e linhas, repetindo os movimentos do mouse.
A ferramenta Mão Livre é muito fácil de utilizar e você certamente se sentirá familiarizado com ela desde o começo. Inicialmente, suas linhas poderão parecer grosseiras e imprecisas, mas você poderá melhora-las manipulando seus nós com a Ferramenta Forma.

Para desenhar uma linha reta com a Ferramenta Mão Livre:
1. Selecione a Ferramenta Mão Livre clicando no ícone "Ferramenta Mão Livre" na Caixa de Ferramentas ou pressione F5. Após este comando, o ponteiro do mouse muda para um retículo com um rabisco anexado a ele. 

2. Clique onde você quer iniciar a linha e em seguida clique onde quer terminar a linha.




Para desenhar uma linha curva:
1. Selecione a Ferramenta Mão Livre na Caixa de Ferramentas ou pressione F5.
Posicione a Ferramenta Mão Livre onde você quer iniciar a curva. Pressione o botão esquerdo do mouse e arraste-o, como faria se estivesse usando um lápis sobre um papel, para criar a curva.

2. Solte o botão do mouse quando terminar. O CorelDRAW suavizará automaticamente a forma da curva e vários nós aparecerão ao longo do caminho.

Para apagar parte de uma linha ao desenhar:
Sem soltar o botão do mouse e interromper a linha que você está desenhando, mantenha pressionada a tecla Shift e arraste a Ferramenta Mão Livre para trás pela linha que você já desenhou. Solte a tecla Shift quando terminar de apagar (mas não solte o botão do mouse) e retome o desenho da linha. 

Para criar um objeto fechado:
Use a Ferramenta Mão Livre para criar a forma desejada, garantindo que os segmentos de linha comecem e terminem no mesmo ponto.


 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMO ABRIR, IMPORTAR, SALVAR E EXPORTAR ARQUIVO

Você pode dar prosseguimento ou concluir um trabalho anteriormente iniciado. Para isto, abra o arquivo clicando no ícone "Abrir" na Barra Padrão do CorelDRAW ou use o atalho pressionando Ctrl + O. Este comando abre a caixa de diálogo "Abrir desenho". Clique no nome do arquivo e em seguida clique em Abrir.




Caso necessite incluir algum arquivo no seu trabalho, você pode importa-lo para dentro do CorelDRAW, que permite importar vários tipos de arquivos como por exemplo, cliparts do CorelDRAW, textos, imagens, desenhos em CAD, arquivos PDF, entre outros.
Para importar um arquivo, clique no ícone "Importar" na barra Padrão do CorelDRAW ou pressione Ctrl + I. Na caixa de diálogo que se abre, vá até a pasta onde está armazenado o arquivo a ser importado e selecione-o. Clique em "Importar" ou pressione "Enter". O arquivo aparece, selecionado, em seu documento.




Após fazer as alterações no documento, você deverá salva-lo. Se você já concluiu o trabalho e quer fecha-lo, clique no ícone "Salvar" na barra Padrão do CorelDRAW ou pressione Ctrl + S. Entretanto, caso você pretenda salvar apenas uma parte do documento com outro nome ou quer salva-lo em outra pasta, selecione a parte que será salva, clique no menu Arquivo > Salvar como ou pressione Ctrl + Shift + S. Este comando abre a caixa de diálogo "Salvar desenho".
Escolha a pasta onde o documento será salvo, digite um nome para o arquivo e marque a caixa "Somente selecionados". Para finalizar, clique em "Salvar" ou pressione Enter.




EXPORTANDO UM DESENHO

Para exportar um desenho, selecione-o e clique no ícone "Exportar" na barra Padrão do CorelDRAW ou pressione Ctrl + E para abrir a caixa de diálogo Exportar
Vá até a pasta onde quer armazenar o arquivo e, em seguida, digite um nome na caixa de texto "Nome". Na lista suspensa "Tipo" escolha o tipo de arquivo que será utilizado, marque a caixa "Somente selecionados" e clique em "Exportar" ou pressione Enter.